© 2016 Fóruns Politécnicos | Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Estrada das Laranjeiras, 205 | 1649-018 Lisboa

O que é um FÓRUM POLITÉCNICO?

Um espaço dinâmico de discussão informada de ideias e projectos entre atores relevantes da sociedade e do tecido produtivo, social e económico, público ou privado, e investigadores, docentes e estudantes de institutos politécnicos, para discussão de temas de interesse comum, numa base territorial e com vista à operacionalização de iniciativas futuras de investigação baseada na experiência e na prática, juntamente com ações de formação e qualificação da força de trabalho.

 

Qual o contexto?

O FÓRUM POLITÉCNICO é promovido no âmbito do Programa de modernização e valorização do ensino politécnico, promovido pelo MCTES, com vista a potenciar e fortalecer "Cidades e regiões com conhecimento".

Cada FÓRUM POLITÉCNICO deverá contribuir para identificar ações e projetos que possam contribuir para a implementação de políticas públicas sectoriais e responder a necessidades e objetivos específicos das regiões, do tecido social e empresarial, assim como contribuir para modernizar e reforçar o papel das instituições de ensino superior politécnico, incluindo novas ofertas formativas e parcerias para o conhecimento e novos projetos de I&D baseados na prática.

O FÓRUM POLITÉCNICO é uma iniciativa paralela aos Laboratórios de Participação Pública, destinando-se a envolver públicos técnicos e especialistas de forma a estimular o debate especializado e informado entre peritos e investigadores dos institutos politécnicos. Pelo contrário, os Laboratórios de Participação Pública são orientados para envolver a população local, independentemente da sua especialização.

 

Como se concretiza cada FÓRUM POLITÉCNICO?

Cada FÓRUM POLITÉCNICO é organizado na forma de uma reunião temática, por convite, promovida pela Agencia Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, a Agencia Nacional de Inovação e o CCISP, em estreita colaboração com os institutos politécnicos, com vista a apresentar e discutir desafios, projetos e ideias relevantes e suscitados por entidades do tecido sócio-económico, públicas ou privadas.

Para cada desafio identificado, deverão ser apresentadas e discutidas propostas de base territorial por várias investigadores de institutos politécnicos, de modo a promover e explorar oportunidades de cooperação das escolas politécnicas com as instituições sociais e económicas, incluindo empresas.

 

Cada FÓRUM POLITÉCNICO terá a duração máxima de um dia e realizar-se-á em instalações de instituições de ensino superior politécnico, com uma periodicidade mensal, incluindo a discussão com empresas e atores públicos. Sucessivas edições do FÓRUM POLITÉCNICO circularão pelo Pais e pelas varias escolas do sistema politécnico.